Qual é a diferença entre vale alimentação e vale refeição?

Pensando em facilitar a vida dos seus empregados, algumas empresas passam a oferecer o benefício de vale alimentação e refeição. Veja mais a seguir sobre qual é a diferença entre vale alimentação e vale refeição.

Os vales funcionam como um cartão de crédito tradicional, contudo apenas para o ramo da alimentação, somente funcionando em lugares conveniados.

Contudo, muitas pessoas acreditam que vale alimentação e refeição são semelhantes em suas características, o que não é verdade. Na prática, existem divergências entre eles, saiba mais sobre a diferença entre vale alimentação e refeição lendo a matéria abaixo.

O que é vale alimentação

O vale alimentação é um benefício (valor extra depositado no cartão) oferecido pelas empresas para que seus colaboradores possam comprar produtos alimentícios em locais conveniados.

Em outras palavras, ele atua como um benefício de fidelização do empregado na empresa, pela facilidade e praticidade que incorpora ao seu dia-a-dia.

Geralmente, ele é aceito em:

  • Padarias
  • Lojas de conveniências
  • Supermercados
  • Demais lojas do ramo alimentício devidamente conveniadas

Através do vale alimentação o funcionário pode economizar com a sua alimentação e da sua família, visto que:

  • Diminui os gastos referentes à alimentação, pois é um valor acrescentado ao salário do usuário
  • Garante uma maior segurança em relação às compras, pela facilidade na utilização de cartão e não de dinheiro em espécie

Esse tipo de benefício também é um fator positivo para as empresas, pois:

  • Atrai novos tipos de colaboradores para trabalhar no local
  • Retém os grandes talentos outrora contratados

O que é vale refeição

Ao contrário de outros tipos de benefícios, tanto o vale alimentação como a refeição não são requisitos obrigatórios para a empresa. Sendo, então, considerados como benefícios ofertados para ampliar a satisfação do empregado.

Contudo, o vale refeição é utilizado como meio de compra de comidas já prontas em locais conveniados, como:

  • Restaurantes
  • Lanchonetes
  • Mercearias
  • Bares
  • Locais similares

O vale refeição é a escolha para aquele funcionário que precisa se alimentar fora de casa e não tem tempo para se preocupar em preparar a sua própria comida ou alimentação.

Ele é uma opção para quem não precisa incorporar o valor de compra dentro do orçamento familiar de custo alimentício. É normalmente utilizado para quem não tem uma família grande e seu prolabore é voltado exclusivo para si, sem gerar gastos futuros provenientes.

vale alimentação e vale refeição

Qual escolher

A diferença entre vale alimentação e refeição se baseia na necessidade do colaborador da empresa. Suas diferenças estão em como vai ser usado o cartão:

  • Se for através de vale alimentação, ele é utilizado para manter uma compra mensal para a casa em suprimentos e demais produtos do gênero de alimentos, o famoso rancho
  • Se for através do vale refeição, possibilita que o funcionário faça a sua refeição nas proximidades do seu local de trabalho, sem se preocupar com o deslocamento ou até mesmo o preparo

Então, a escolha vai ser feita através do que é mais vantajoso para quem trabalha, visto que ele é um beneficiador de tempo e dinheiro para o usuário. Além de indiretamente garantir uma maior segurança na efetivação da sua função, pois não utiliza papel moeda em suas compras.

Ambos funcionam atualmente através principalmente da função de cartão de débito, onde a empresa contratante deposita um valor mensalmente. Antigamente, era mais comum a função de ticket, que era dado em forma de vouchers aos empregados no começo de cada mês a ser trabalhado.

Com a utilização dos cartões, passou a ajudar muito a demanda da empresa e do colaborador, pois:

  • É possível verificar o saldo do cartão em tempo real
  • É possível usar o valor em vários estabelecimentos
  • O usuário consegue gerar um controle de gastos com alimentação e assim, economizar

Como ele não é obrigatório, somente quem adere ao vale alimentação e refeição possui o seu valor incorporado na folha de pagamento como proventos. Ou seja, ele não é incorporado ao salário.

Financeiramente é melhor a escolha do vale alimentação, pois você pode comprar grandes quantidades para sal família.

Além disso, o valor do consumo alimentício em bares e restaurantes é relativamente alto, em comparação com mercados.

Porém isso depende muito da empresa, ela decidirá os benefícios que o empregado irá receber.

Diferença entre vale alimentação e refeição

  • Como já foi dito anteriormente, a escolha entre o vale alimentação e refeição é algo que depende da empresa
  • Então a diferença entre vale alimentação e refeição baseada apenas na escolha de como o usuário vai garantir a suprida a sua necessidade em se alimentar.

Assim a diferença entre vale alimentação se baseia em:

  • Vale alimentação: Usado para comprar mantimentos e demais produtos alimentícios de uso mensal e para toda a família
  • Vale refeição: Serve para comprar refeições prontas para o colaboradores perto de seu local de trabalho durante o transcurso do mês

Também possuem os seguintes diferenciais:

  • Como é algo não obrigatório em lei, o valor de cada tipo de cartão é algo a ser conveniado entre a empresa e a contratante, não possuindo um valor fixo
  • O valor a ser descontado em folha do trabalhador deverá ser algo estipulado entre ele e a empresa que trabalha, visto que depende do valor ofertado por ela no vale e seu respectivo acordo de uso

Concluindo: Qual o melhor?

Como retratado acima, a diferença entre ambos está dentro da escolha pessoal de cada usuário. Cada um vai precisar colocar em pauta para si o que é mais importante em sua questão pessoal e fazer a escolha.

Para quem trabalha e não possui tempo para cozinhar, com perfil de vida singular, o ideal é o vale refeição. Já para quem precisa garantir um dinheiro a mais para as compras mensais para a família, o vale alimentação.