Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Consultar Saldo do PIS

Sabemos que o governo brasileiro oferece alguns incentivos ao trabalhador, como PIS, FGTS, INSS, Seguro desemprego, etc. Hoje nós vamos falar um pouco sobre como consultar Saldo do PIS e como saber se você tem direito.

Dentre os diversos Benefícios concedidos atualmente pelo governo, o PIS/PASEP é um dos mais solicitados atualmente, por isso fique ligado no artigo.

O que é o PIS?

O Programa de Integração Social (PIS) foi criado com o objetivo de integrar o colaborador ao desenvolvimento da empresa. Criado pela Lei Complementar n° 7/1970, o pagamento do PIS é realizado pela Caixa Econômica Federal.

PASEP

O PASEP (Programa de Formação de Patrimônio do Serviço Público) foi criado paralelamente ao PIS, pela lei complementar n° 8/1970. Através dele os Estados, Municípios e a União contribuem com um fundo que é destinado aos empregados públicos. Vale lembrar que o Banco do Brasil é o responsável pelo PASEP.

Consultar Saldo do PIS

Entenda o PIS

Conhecido como PIS/PASEP devido à unificação dos dois programas. Desde o ano de 1988 o Fundo não conta com arrecadações individuais. Atualmente a destinação dos recursos são para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Custeando o programa Seguro-Desemprego, financiamento do BNDES e Abono salarial.

Eu tenho direito?

Para saber se você tem direito é bastante simples, você precisa preencher os seguintes requisitos:

  • Ter cadastro no PIS no mínimo há 5 anos;
  • Ter recebido remuneração durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para PJ, por no mínimo 30, durante o ano-base;
  • Ter seus dados informados pelo empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais);

Como consultar saldo do PIS pela Internet?

A consulta do saldo PIS/PASEP pode ser realizada diretamente pelo Site da Caixa Econômica Federal, basta inserir seu Número de Identificação Social (NIS) e sua senha. Em seguida você já poderá consultar seu saldo, simples assim.

Você pode utilizar o aplicativo Caixa trabalhador em seu Smartphone. Através dele você consulta calendário de pagamentos, e ainda tira todas as suas dúvidas sobre outros benefícios.

Veja também:

Como consultar saldo do PIS por telefone?

A Caixa disponibiliza também um canal de atendimento dedicado aos beneficiários do PIS. Podendo consultar seu saldo e qual seu rendimento.

O número para consulta do PIS/PASEP é 0800 726 0207. Porém, atente-se ao horário de funcionamento: De Segunda a Sexta, de 08h às 22h e Sábado de 10h às 16h. Esse canal também atende beneficiários de outros programas como bolsa família, FGTS, etc.

Como consultar saldo do PIS no Banco

É tão simples quanto consultar pela internet. Você pode consultar diretamente pelo caixa eletrônico de autoatendimento. Prestar atenção nas opções da tela, para não pressionar botões errados. É tudo bem autoexplicativo e bem fácil.

Você ainda pode pedir auxílio para algum funcionário da Caixa que irá te ajudar bem rápido.

Documentação necessária

Muitas pessoas se esquecem de um dos principais pontos na hora de sacar seus benefícios: Documentação. Para sacar o benefício você precisa levar um documento de identificação oficial, seu número de PIS/PASEP e cartão cidadão.

Não se esqueça de levar a documentação necessária, pois sem ela você não conseguirá consultar e sacar o benefício. E ai, você tem direito? Que tal compartilhar esse artigo para que outras pessoas possam estar cientes de seus benefícios?

Consultar Saldo do PIS
5 (100%) 1 vote

Nenhum Comentário